Lutando por WaSP

Nesse espaço, relato a minha luta por Web Standards, pois internet é para todos.

terça-feira, agosto 01, 2006

FW: [rails-br] Aptana & RadRails

Abaixo, transcrevo uma dica do Emerson Coimbra, postado no grupo Rails-BR.
--
Muitos já devem conhecer o RadRails, certo? Uma IDE baseada em Eclipse para desenvolvimento em ROR. Não vamos entrar no mérito se o desenvolvimento é melhor em linhas de comando e blocos de notas, etc. O lance é que o bicho é bom e tende a evoluir.

Bem, ontem recebi a dica de uma outra IDe, também baseada em Eclipse, mas para desenvolvimento web chamada Aptana. Putz, o bicho é bom demais! Já vem integrado com prototype, script.aculo.us, dojo, mochkit. Tem um sistema de autocomplete fantástico (melhor que o Dreamweaver, inclusive, que pra mim era imbatível). Em se tratando de html, css e javascript é um arraso.

Aí pensei com meu botões, se já estou usando um editor de Rails baseado em eclipse, porque não juntá-los em um só através dos recursos de plugins.

Abaixo listo o caminho das pedras para quem quiser fazer essa experiência de integrá-los (Na verdade eu não tenho o Eclipse instalado na máquina, pois não uso Java, então não há necessidade dos 110Mb de instalação do Eclipse).

Uso o RadRails standalone. Fiz o mesmo com o Aptana. Pelo RadRails, percebi que a coisa é standalone mesmo! Vc não pode adicionar plugins nele (pelo menos eu não vi como). Pelo Aptana a coisa já diferente então o que fiz e sugiro é o seguinte:

1. Baixar a versão mais recente do Aptana.
2. Acessar help/software updates/find and instal.../search for new features to install.
3. Crie dois remote sites, conforme instruções do site do RadRails. Um é para o RDT (Ruby) e o outro para o RadRails em si.
4. Vá marcando todas as opções e next next next... Ele irá fazer download dos pacotes e instalá-los.
5. Após tudo instalado confirme o restart da aplicação.
6. Agora o ponto importante. Se pararmos aqui teremos feito m... gigantesca. Por que? Porque o RadRails vai se tornar o editor default para htm, html, css, js e não vai adiantar de nada o que fizemos. Então clicaremos em windows/preferences/general/editors/file associations. Agora é moleza. É só clicar nas extensões css, htm, html, js e ir colocando o Aptana como default.

Pronto é só isso... :-)


De fato, a dica é bem útil, pois esse Editor Aptana está causando um rebuliço na comunidade de desenvolvimento web standards, principalmente pela portabilidade.

o[>_<]o
[Lutando por WaSP]